DESPERTAR

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

BIOGRAFIA DA VIDA SACERDOTAL DE PADRE MANOEL FEITOSA

BIOGRAFIA
VIDA SACERDOTAL DE PADRE MANOEL FEITOSA (por Edval Cirilo*)
Uns amigos paroquianos de São José deram-me a incumbência de falar de alguns padres que passaram por nossa paróquia. Sinto-me no dever de comentar sobre um, muito especial que nos antecedeu, antes da criação da paróquia, Padre Manoel Feitosa,hoje Monsenhor, agraciado com o título dado pelo Papa Bento XVI.
Nascido no município de Acopiara em 1931, de uma família humilde, foi trazido para o Crato em 1939 para estudar no Círculo Operário. O seu tio Padre Antonio Feitosa, percebeu que tinha vocação para o sacerdócio e o colocou no Seminário São José em Crato. Em 1954, foi cursar Filosofia e Teologia em Fortaleza e, no dia 8 de dezembro de 1959 é ordenado na Catedral de Nossa Senhora da Penha, pelo Bispo Dom Vicente de Paulo Araújo Matos. Quero dizer que os seus estudos foram custeados, 50% por seu tio Padre Antonio Feitosa e 50% pelo seminário.
Foi Vigário Cooperador na Catedral de Nossa Senhora da Penha de 1961 a 1967, quando vai para Jardim até 1975. Pároco de Lavras da Mangabeira de 1975 a 1980. Durante este tempo foi vigário substituto de: Umari, Ipaumirim, Granjeiro, Quitaiús, Mangabeira e Várzea Alegre. Foi pároco de Assaré de 1980 a 2000 e, de 2000 até hoje em Nossa Senhora de Fátima em Crato.
Nós do Distrito de Ponta da Serra queremos lhe prestar nossa gratidão pelos sete anos como vigário cooperador em nosso meio, antes da criação da Paróquia São José, idealizando e realizando ações como as Santas Missões, o piso da capela, os bancos, as festas de São José, com disputas de partidos (vermelho, azul e verde), retirada dos jogos de azar das noites de festas, estimulou a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, incentivou as conferências, motivou a catequese, fez peregrinações nos sítios, com Nossa Senhora de Fátima, lutou para que as mulheres usassem trajes decentes nas celebrações.
Foi um grande batalhador pela criação da paróquia e teve a honra de celebrar a primeira missa na Matriz de São José Operário antes da posse do vigário. Queremos também dizer que José Valdevino de Brito foi um grande colaborador de Padre Manoel no que diz respeito à parte de orientação e alimentação.
Pelos 50 anos de missão, levando a palavra do Evangelho com muito segurança na Diocese do Crato, nós, seus contemporâneos que já somos da terceira idade e reconhecendo que o senhor já nasceu predestinado à santidade, queremos prestar esta singela homenagem pelos seus 78 anos de vida e 50 anos de sacerdote.
São os votos dos paroquianos de São José Operário, especialmente seus colaboradores: Rosinha Portão, Denir Ribeiro, Rainelde Portão, Geraldina Ribeiro, Nair Ribeiro, Terezinha Portão, Maricelli Brito, Suzete Pereira (Pepê) e Marieta Belizário (catequistas).
*Edival é agente de Pastoral em Ponta da Serra.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial